quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

LOS CORRIDOS.



 Corrido
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Para outros usos, ver Corrido (disambiguation) .
O corrido ( pronúncia espanhola:  [koriðo] ) é uma forma popular canção e poesia narrativa, uma balada . As canções são frequentemente sobre a opressão, a história, a vida cotidiana dos camponeses e outras informações socialmente importantes.  É ainda uma forma popular hoje no México , e foi muito popular durante os nicaragüenses revoluções do século 20. Ela deriva em grande parte do romance , e em sua forma mais conhecida é composto de 1) uma saudação do cantor e prólogo para a história, 2) a história em si, 3) uma moral e de despedida do cantor.
História
Até a chegada eo sucesso de mídia de massa eletrônicos (meados do século 20), o corrido servido no México como o principal informativo e educacional tomada, mesmo com subversivos fins, devido à sua simplicidade linguística e musical aparente, apropriada para a transmissão oral. Após a propagação de rádio e televisão, o gênero evoluiu para uma nova fase e ainda está em processo de maturação. Alguns estudiosos, no entanto, considerar o corrido para ser morto ou agonizante em tempos mais recentes (ver afirmações de Vicente T. Mendoza, El corrido mexicano , 1954). Em áreas mais rurais, onde as culturas espanholas e mexicanas foram preservadas por causa do isolamento, o romance assumiu outras formas relacionadas com o corrido bem. No Novo México, por exemplo, uma canção-história surgiu durante o período colonial, que era conhecido como um Indita, que vagamente segue o formato de um corrido, mas é cantado em vez de sung, semelhante a um canto nativo americano, daí o nome Indita .Os primeiros exemplares vivos de corrido são versões de romances ou contos espanhóis europeus adaptadas, principalmente sobre o amor em desgraça ou idealizado, ou temas religiosos. Estes, que incluem (entre outros) "La Martina" (uma adaptação do romance "La Esposa Infiel") e "La Delgadina", mostram as mesmas características estilísticas básicas do mainstream da corridos posteriores (1/2 ou 3/4 ritmo e "verso Menor" composição lírica, ou seja, versos de oito ou menos sílabas fonéticas, agrupados em estrofes de seis versos) ou menos.Começando com a Guerra da Independência do México (1810-1821) e que culminou durante a Revolução Mexicana (1910-1921), o gênero floresceu e adquiriu seus tons "épicas", juntamente com a estrutura narrativa de três etapas, como descrito acima.
Um contemporâneo corrido folha da canção de La cucaracha emitido durante a Revolução Mexicana. Observe a letra original ea referência aos cartoncitos , que eram um tipo de alforje emitido como pagamento.
Antes da utilização widespead de rádio, populares corridos foram passados ​​em torno de como uma tradição oral, muitas vezes para espalhar notícias de eventos (por exemplo, o La cárcel de Cananea ) e populares heróis e humor popular, para a população, muitos dos quais eram analfabetos antes das melhorias no sistema educacional que ocorreu após a Revolução. Estudo acadêmico da corridos escritos durante a revolução mexicana mostra que eles foram usados ​​como um meio de se comunicar notícias em todo o México como uma resposta à propaganda que está sendo espalhado nos jornais que eram propriedade do governo corrupto de Pofirio Díaz. Partituras de populares corridos foram vendidos ou incluídas em publicações. Outros corrido folhas foram desmaiou livre como uma forma de propaganda , para elogiar os líderes, exércitos e movimentos políticos, ou em alguns casos, para zombar da oposição. A Revolutionary mais conhecido corrido , é, naturalmente, La cucaracha , uma velha canção que foi reformulada para celebrar as façanhas de Pancho Villa exército 's e zombar de seu inimigo Venustiano Carranza .
Com a consolidação do " presidencialismo "(a era política após a Revolução Mexicana) eo sucesso de mídia de massa eletrônicos, o corrido perdeu sua primazia como uma forma de comunicação de massa, tornando-se parte de um culto folclorista em um ramo, e em outro, a voz dos novos subversivos: trabalhadores oprimidos, os produtores de drogas ou traficantes; ativistas de esquerda, trabalhadores rurais emigraram (principalmente para os EUA) ... Isto é o que os estudiosos chamam de "decadente" fase do gênero, o que tende a apagar as características estilísticas ou estruturais de "revolucionário" ou corrido tradicional, sem uma compreensão clara e unificada de sua evolução. Este é significado, principalmente, pela " narcocorrido ", muitos dos quais são baladas egocêntricos pagas por traficantes de drogas para compositores anônimos e quase analfabetos (mais sobre este afirma em Spanish_Wikipedia ), mas outros provenientes dos artistas norteno e Banda mais populares, e por escrito por alguns dos compositores mais bem sucedidos ranchera e influentes.
Em mestiça mexicana área cultural, as três variantes do corrido (romance, revolucionários e modernos) estão vivos e cantada, junto com gêneros narrativos popular irmã, como o " Valona "do estado de Michoacán, o" filho arribeño "da Serra Gorda (Guanajuato, Hidalgo e Querétaro estados) e outros. Sua vitalidade e flexibilidade permitem letra original corrido a ser construído em gêneros musicais não-mexicanos, como azuis e ska , e até mesmo as letras não-espanhola, como os compostos ou traduzidos por comunidades indígenas mexicanas ou pelos " chicanos "as pessoas nos EUA , em Inglês ou " Spanglish ". O corrido era, por exemplo, um dispositivo favorito empregado pelo Teatro Campesino liderada por Luis Valdez na mobilização de trabalhadores rurais americanos em grande parte mexicanos e mexicanas na Califórnia, durante a década de 1960.

Corridos ter ao longo da última década viu um renascimento. Como este formato musical foi revivida, o "narcocorrido" surgiu. Alguns corridos também pode ser histórias de amor. Além disso, existem cerca corridos mulheres (La Venganza de Maria, Laurita Garza, La tragedia de Rosita e la Adelita) e casais, não apenas sobre os homens. Alguns chegam a falar de ficção ou uma história inventada pelo compositor. Corridos contemporâneos escritos dentro das últimas décadas apresentam temas mais modernos, tais como o tráfico de drogas ( narcocorridos ), imigração , trabalho migrante e até mesmo o Chupacabra . Um exemplo comum é "La Cucaracha", que é derivado de uma canção árabe marinheiros do Moores anteriores a Reconquista.Corridos, como rancheras , tem música instrumental introdutório e adornos que interrompem os versos das letras. No entanto, ao contrário de rancheras, o ritmo de um corrido permanece razoavelmente consistente. A corrido tem um ritmo idêntico ao da Europeia Valsa ; rancheras pode ser jogado em uma variedade de ritmos. Corridos muitas vezes contam histórias, enquanto rancheras são para dançar.Como rancheras, corridos pode ser jogado por mariachi , norteño , banda , duranguense , Tejano e bandas grupero. Os instrumentos utilizados para reproduzir a música diferem com o tipo de banda que toca o corrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário